domingo, 24 de maio de 2009

AVALIAÇÃO FORMATIVA

NINGUÉM ESTÁ SATISFEITO COM A ESCOLA,É PRECISO INOVAR PARA MUDAR

Todo mundo vive se queixando da escola.Pais,professores e alunos reclamam que ela não está funcionando como devia e que as coisas não podem continuar desse jeito.Mas cada um pensa que o culpado desse mau funcionamento são sempre os outros.Daí que a discussão sobre a escola parece mais um coro em que cada um acusa o outro,cada um tem uma parte de razão nas ninguém consegue se entender nem chegar á raiz do problema.
Os professores por sua vez se sentem sobrecarregados e desvalorizados em seu trabalho.Suas condições de trabalho são,de fato,nuito ruins: classes superlotadas,falta de material didático,programas muito extensos e complicados,ets.Eles estão tanbém muito descontentes com os salãrios irrisórios que receben e que não lhes permitem viver com dignidade.
De una maneira ou de outra,quando se encontram diante de uma turma de alunos,percebem que as criamças têm uma dificuldade enorme de seguir o programa.E também se dão conta que eles próprios,professores,foram mal preparados para o trabalho que têm que fazer.
Cercados de dificuldadcs de todos os lados,os professores se sentem cansados e desanimados.Eles têm que resolver sozinhos os problemas que aparecen ma sala de aula sem ter quem os ajude.
Para se defender de tudo isso,eles adotam,por vezes,uma atitude autoritária em relação aos alunos e aos pais ou então entregam os pontos e se desinteressam da sorte de seus alunos.
A avaliação normativa aparece como uma ferramenta terrível aplicada pelo professôr contra o aluno.
Segundo o Prof.Ivan Amaro:..." É preciso buscar uma parceria entre o professôr e o aluno.Visando o fortalecimento da aprendizagen e do comprometimento de ambos.é fácil reprovar o aluno como a maioria dos professores fazem.É preciso criar condições para melhorar o aproveitamento desse aluno".

Entendemos que a avaliação formativa se faz necessãria em nossos dias como uma ferramenta contra o fracasso escolar,a reprovação e a evasão escolar que tanto agride nossas escolas.
Segundo Hadji".. a avaliação formativa é suporte para a aprendizagen dos alunos.é toda avaliação que se coloca á disposição de auxiliar o aluno a aprender e a se desenvolver."
Sentimos que a avaliação formativa rompe com a normativa e quando colocada em prática na escola,todos ganham.

O Portfólio eletrônico que é uma ferramenta da avaliação formativa faz com que o aluno produza e faça reflexão de tudo o que aprendeu na sala de aula.Por isso é uma constante o seu desenvolvimento de pensar.Pois ele estará trabalhando,produzindo no seu portfólio.

Ninguém está satisfeito com a escola,é preciso inovar para mudar e o portfólio se faz presente como uma das ferramentas para se inovar e mudar a escola.

Um comentário:

  1. Parabéns Ricardo!!! É isso aí, espero que suas reflexões persistam e se desenvolvam cada vez mais.

    Um abraço.
    Daniele.

    ResponderExcluir