terça-feira, 28 de julho de 2009

PRÁTICAS DE LINGUAGEM ORAL - ERIC JACOBSON

A ALFABETIZAÇÃO E A IDENTIDADE SOCIAL SURGEM AO MESMO TEMPO,E AS HABILIDADES NECESSÁRIAS PARA MANEJAR ESSA IDENTIDADE SOCIAL,ATRAVÉS DO USO DA ESCRITA,SÃO MAIS COMPLEXAS E NÃO SE REDUZEM A SABER SIMPLESMENTE UM MANEJO DE REGRAS SOBRE AS LETRAS. É PRECISO QUE NÓS EDUCADORES,NÃO PENSEMOS APENAS NOS GRAFEMAS E FONEMAS,É PRECISO IR ALÉM...


PRÁTICAS DE LINGUAGEM ORAL E ALFABETIZAÇÃO INICIAL NA ESCOLA:PERSPECTIVA SOCIOLINGUÍSTICA

O autor constrói a idéia que não vamos ensinar um novo idioma para os meninos e meninas no termo múltiplas alfabetizações.O cotidiano,o meio familiar,a criança fala do su jeito.É adequado com o contexto da oralidade.Ele não desconsidera a forma que a criança traz,mas existem outras formas para que ela aprenda.A Escola precisa compreender esta realidade.
O autor coloca também que não é surpreendente que uma menina que foi socializada para utilizar a escrita de formas que a escola valoriza e espera tenha oportunidades de êxito nessa escola.Ou seja,se o contexto de alfabetização familiar se parecer com o contexto de alfabetização escolar, a transição é mais fácil para os meninos e meninas.Assim,as crianças desses meios,provavelmente terão menos dificuldades,implica dificuldade e não impossibilidade de aprendizagem.

* Quando se diagnostica a forma de linguagem das crianças,se planeja como fomentar estas linguagens.Assim por exemplo:a criança vem para a escola e pede para ir ao banheiro 1- xixi; 2 cocô.É preciso trabalhar a adversidade da língua da criança.
Outra realidade apontada é que não se investe em educação,a classe dominante domina vários idiomas enquanto que a camada popular fica na gíria.Em se tratando de norma reguladora e padrão,a escola tem que ser o acesso para que todos tenham conhecimento da língua.
Nos países de primeiro mundo ensina-se mais de uma língua.

A ESTRUTURA PARTICIPANTE DO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO

O turno é o momento em que alguém está com a fala.O indíviduo compreende o sentido daquilo que é lido.

A escola precisa criar situações para mélhorá a escrita.Como é que se pode desenvolver a oralidade das crianças?Ter perspectiva de se trabalhar por outros parâmetros.A escola se funda no padrão acadêmico para cada pessoa.



Bibliografia:
Teberosky,Ana.Gallart,Marta S. - Contextos de Alfabetização inicial- Artmed. 2004

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