quinta-feira, 2 de julho de 2009

RESUMO DO TEXTO DE ANA TEBEROSKY E NÚRIA RIBEIRO

UERJ – UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FEBF – FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
DISCIPLINA: TAELP I
PROF.: IVAN AMARO
ALUNO:JOSÉ RICARDO BARRETO DE SOUZA


RESUMO DO TEXTO DE ANA TEBEROSKY E NÚRIA RIBEIRA
CONTEXTOS DE ALFABETIZAÇÃO NA AULA.

SEGUNDO A AUTORA ANA TEBEROSKY,É CONSTRUÍDA UMA LINHA DE PENSAMENTO QUE A RELAÇÃO :APRENDIZAGEM X CONHECIMENTO,POSSIBILITA UMA RELAÇÃO Á VISÃO TRADICIONAL EM EDUCAÇÃO INFANTIL SOFRE GRANDE TRANSFORMAÇÃO.OS MENINOS E AS MENINAS JÁ NÃO SÁO TÃO IGNORANTES COMO ANTES,COM A INTERNET,MÍDIA.AMBIENTE FAMILIAR E SOCIAL POSSUEM CONHECIMENTOS ANTES DE APRENDER A ESCREVER.DISPENSANDO UMA PREPARAÇÃO PRÉVIA ANTES DE RECEBER INSTRUÇÃO FORMAL DA ESCOLA.E A NECESSIDADE DE UM AMBIENTE FAMILIAR EXTREMAMENTE FAVORAVEL COM PRESENÇA DE ADULTOS SENSÍVEIS.A CHAMADA ALFABETIZAÇÃO EMERGENTE.
A AUTORA IDENTIFICA AS SITUAÇÕES DE ALFABETIZAÇÃO EM SALA DE AULA E TENDENCIONA OPTAR PELAS MELHORES PRÁTICAS PARA A APRENDIZAGEM INICIAL DA LEITURA E DA ESCRITA.APROVEITANDO UM PANORAMA MAIS AMPLO DO QUE O TRADICIONAL.O INDIVÍDUO CEDE ESPAÇO PARA O PROCESSO COLETIVO.
A AUTORA DESCREVE ALGUMAS FONTES DE INFORMAÇÃO:JORNAIS,REVISTAS,TEXTOS COM LEITURA EM VOZ ALTA,INTERCÂMBIOS COM ADULTOS,COM PERGUNTAS E RECEBENDO RESPOSTAS E MEMORIZAR E ESCREVER TEXTOS LONGOS.
É RETRATADO QUE A INFORMAÇÃO É FEITA Á PÁRTIR DA INTERAÇÃO COM OBJETOS INSCRITOS.
´Q QUESTIONADO QUAL Á A SITUAÇÃO DOS MENINOS E DAS MENINAS DE AMBIENTES MENOS FAVORECIDOS? APRESENTA UMA DIFERENÇA ENTRE A PERSPECTIVA DE ALFABETIZAÇÃO EMERGENTE E A CONSTRUTIVISTA: PARA A PRIMEIRA,A SITUAÇÃO DESSAS CRIANÇAS É DE CARÊNCIA;PARA A SEGUNDA,INCLUSIVE OS FILHOS DE PAIS ANALFABETOS CHEGAM Á ESCOLA COM CERTOS CONHECIMENTOS.
ELA CONSTRÓI A NECESSIDADE DE QUE DIFERENTES CONTEXTOS DE ALFABETIZAÇÃO NA AULA PRODUZ CONHECIMENTOS NAS CRIANÇAS PARA QUE CONHEÇAM EM SI MESMOS ENQUANTOS OBJETOS E NÃO APENAS PARA QUE SE FAMILIARIZEM COM A SUA MENSAGEM.
COM OS VÁRIOS SUPORTES,AS CRIANÇAS DESENVOLVEM A NOÇÃO INTUITIVA E APRIMORAM A SUA PRODUÇÃO DE TEXTOS.
MATERIAL COM ILUSTRAÇÕES SERIA UM CONTEXTO DE APRENDIZAGEM EM AÇÃO.
A LEITURA É FATOR IMPORTANTE PARA O AUMENTO DO VOCABULÁRIO.SEGUNDO ESTUDOS.( NAGY,HERMAN E ANDERSON).

E O PROFESSÔR DITANDO O TEXTO EM SALA DE AULA FORÇA O ALUNO AO DESEMPENHO COM A ESCRITA.E SEGUNDO PASCUCCI” O DOCENTE DÁ SUA MÃO E SEU TEMPO PARA ESCREVER O QUE,AOS MENINOS E AS MENINAS,INTERESSA COMUNICAR”. A ESCRITA LHES FACILITA NOVAS FORMAS DE ANALISAR A LINGUAGEM QUE UTILIZAM,OS CONTEÚDOS QUE COMUNICAM,SEUS PENSAMENTOS E,NESSE CASO,SENTIMENTOS.A ESCRITA LHES AJUDA A ANALISAR SEUS SENTIMENTOS E OS DEMAIS,A COMPARTILHÁ-LOS E A BUSCAR SOLUÇÕES.


Um comentário:

  1. Ricardo, seu blog esta uma " confusao "!! O que houve? Sobre esta postagem, creio que voce e capaz de fazer uma sintese muito melhor elaborada. Faltam aspectos muito relevantes do texto que voce nao citou. Os contextos, por exemplo, sao fundamentais... Como se caracterizam? Que importancia tem para a alfabetizacao de criancas? Pense a respeito...

    ResponderExcluir