A Construção do Conhecimento sobre a Escrita.
Neste belo trabalho,as autoras fazem reflexões de que maneira a criança constrói seu conhecimento no campo da linguagem escrita,analisam os conhecimentos que a criança desenvolve sobre os princípios de organização do material gráfico,a função dos nomes e do nome próprio no material escrito.Também a forma que a escrita representa a linguagem e a relação escrita e leitura.
As autoras produzem idéias que as crianças são construtoras de hipóteses.Como a construção do seu próprio nome.E que no universo da criança,ao ler seu nome,ela o fará usando menos sílabas do que se fosse escreve-lo.E que este processo são fases até chegar escrever o seu nome todo e lê-lo.
Independe do idioma que elas foram alfabetizadas, as hipóteses realizadas pelas crianças são as mesmas.
A N A A N D R E A
an dre a a n d r e a
Percebe-se conflito entre o momento de escrever e o de ler,conflito que leva a crianças ensaiar ooutras soluções:diminuir quantidade de letras,aumentar a emissão oral e outros.
Antes de compreender como funciona o sistema alfabético da escrita,as crianças começam diferenciando desenho de escrita.Dessa forma,uma vez que sabem quais são as marcas gráficas que são para ler,elas elaboram hipóteses sobre a combinação e a distribuição das letras.Tais hipóteses não se referem ao significado das letras,mas têm relação com o plano gráfico.As crianças distinguem entre textos que têm poucas letras e textos que são para ler.Também rejeitam textos com letras repetidas porque são todas iguais.Apresentam dois princípios organizadores básicos; o princípio de quantidade mínima de caracteres e o pricípio de variedade interna de caracteres.Permitem á criança uma progressiva diferenciação do material impresso,em termos de nada mais do que letras ou todas iguais e algo que serve para ler.Usando o seu poder cognitivo, a criança já começa distinguir qual a função do texto;qual a intenção dele.
As autoras observam que uma criança não alfabetizada,não se prende apenas a estrutura da palavra.Não distingue grafema e morfema.Ao contrário da criança alfabetizada que faz esta distinção.Analisando o sentido literal do texto através da distinção entre o dizer e o querer dizer,os autores observaram que para as crianças pré-alfabetizadas,duas expressões tais como"uma senhora é bela" e "uma senhora é bonita" eram idênticas,enquanto que os alfabetizados consideram idêntica uma repetição escrita.
A criança vai perceber que se pode usar menos palavras para dizer mais.Ela vai tentando compreender a relação:mesmo sentido X palavras diferentes.
As crianças que já começaram o processo de compreensão da escrita precisam entender para aprender a ler e escrever:entender como funciona o sistema alfabético,entender a relação linguagem oral e escrita,entender quais são as unidades específicas do texto escrito.
Bibliografia;
Teberosky,Ana.Colomer,Teresa - Aprender a ler e escrever; uma proposta construtivista.Porto Alegre;Artmed,2003.
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